domingo, 26 de fevereiro de 2012

A amizade em tempos de Facebook



Estava no meu canto, no tengo sueños[1], pensando em alguns que não gostam de mim. Porque me tratam assim? Que pena! Há algumas pessoas, que amas, respeitas, valoras e intentas estar com elas -apesar dos seus defeitos, mas vêm situações onde te dás conta que nem merece a pena conhecê-las.
Uma vez, escrevi uma pergunta no Facebook: porque escreves sempre no Facebook sem que ninguém dos teus “amigos” comente? A minha resposta foi assim: Vale; já não me importa nem o que dizem nem o que fazem os outros, o que mais importa, para mim, é o sabor da escrita…nada mais!
 É verdade que o Facebook nos ajuda muito a encontrarmo-nos com amigos ou com familiares, que o destino separou. Mas agora, é uma forma de conseguir novos amigos, apesar de serem amigos virtuais. Falas, conversas e partilhas os teus sentimentos, ideias e também fotos e vídeos. E no fim ninguém faz caso dos teus sofrimentos, só teclam sobre “Gosto”. Já tenho quase cem amigos, mas só falo com quatro ou cinco deles.
A amizade, no seu sentido puro, já se perdeu. O amigo, para mim, é essa pessoa que está sempre comigo quando me sinto triste ou feliz; o verdadeiro amigo é aquela pessoa que te ama mais que a si mesmo e também é aquele que deixa um enorme saudade no teu coração. Nesse sentido, recordei-me dum poema intitulado “canta, amigo, canta” que estudámos no primeiro ano de Estudos Portugueses, com o meu professor de português Pr. J.N. da COSTA. Foi (o poema) um bom exemplo da amizade fora do que é virtual. Mas nesta época, amigo é só o que tem muito dinheiro e não sei que mais…  
Hoje, coloquei esta pergunta no meu mural de Facebook: “É verdade que um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão?” e ainda não, não há resposta!!! A esperar estou eu…
                                                  


                                              
 Um marroquino nas aulas lusas
Rabat 08/12/11



[1] Expressão espanhola que significa “ainda não, não dorme”

Sem comentários:

Enviar um comentário

A amizade em tempos de Facebook

Estava no meu canto, no tengo sueños [1] , pensando em alguns que não gostam de mim. Porque me tratam assim? Que pena! Há algumas pesso...